quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Compositor pode entrar no Guinness

Em breve, Heraldo Faria, compositor experiente e consagrado no carnaval do Rio de Janeiro pode ter o seu nome registrado no Guinness Book, honra cobiçada por muita gente. O motivo seria mais do que justo. Heraldo, juntamente com João Belém, é o compositor do samba-enredo "Afoxé", que colaborou para dois campeonatos da Acadêmicos do Cubango em diferentes anos, fato considerado inédito para os editores do livro do recordes. Caso realmente seja publicado no Guinness, Heraldo será reconhecido como o compositor de samba-enredo que foi campeão duas vezes do carnaval com a mesma obra.
A primeira vitória da verde-e-branca de Niterói desfilando ao som de "Afoxé" foi em 1979. Na época, de acordo com Heraldo, a cantora Elza Soares defendeu a obra na Avenida Amaral Peixoto, em Niterói, endereço onde a agremiação desfilava antes de levar seus desfiles para o Rio. Já a segunda conquista é bem mais recente, em 2009, ano em que a diretoria da Cubango investiu na reedição de "Afoxé" e se sagrou campeã, empatando com a Unidos de Padre Miguel e conseqüentemente conquistando o direito de voltar a desfilar no Grupo de Acesso A.
Segundo o compositor, que tem diversas vitórias na Cubango, a publicação do seu nome no Guinness Book não deve tardar, pois as documentações que comprovam tal feito já foram providenciadas.
- Isso é inédito. Eles me ligaram para confirmar a história. Pedi a direção da escola uma declaração, atestando a autoria do samba-enredo, e fui ao jornal 'O Fluminense' para conseguir algumas cópias do jornal da época, relatando a cobertura do carnaval de 1979 - contou.
Heraldo começou a escrever samba em Cachoeiro de Macacu antes de entrar na ala de compositores da Cubango. Recebeu um convite de Monassa, então presidente da Viradouro e amigo de infância, para participar dos concursos da escola. Venceu sete vezes na vermelha-e-branca, tendo assinado inclusive a obra de 1997, o ano do único título da Viradouro no Grupo Especial. Além disso, tem dois sambas assinados na Mangueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário