
A primeira vitória da verde-e-branca de Niterói desfilando ao som de "Afoxé" foi em 1979. Na época, de acordo com Heraldo, a cantora Elza Soares defendeu a obra na Avenida Amaral Peixoto, em Niterói, endereço onde a agremiação desfilava antes de levar seus desfiles para o Rio. Já a segunda conquista é bem mais recente, em 2009, ano em que a diretoria da Cubango investiu na reedição de "Afoxé" e se sagrou campeã, empatando com a Unidos de Padre Miguel e conseqüentemente conquistando o direito de voltar a desfilar no Grupo de Acesso A.
Segundo o compositor, que tem diversas vitórias na Cubango, a publicação do seu nome no Guinness Book não deve tardar, pois as documentações que comprovam tal feito já foram providenciadas.
- Isso é inédito. Eles me ligaram para confirmar a história. Pedi a direção da escola uma declaração, atestando a autoria do samba-enredo, e fui ao jornal 'O Fluminense' para conseguir algumas cópias do jornal da época, relatando a cobertura do carnaval de 1979 - contou.
Heraldo começou a escrever samba em Cachoeiro de Macacu antes de entrar na ala de compositores da Cubango. Recebeu um convite de Monassa, então presidente da Viradouro e amigo de infância, para participar dos concursos da escola. Venceu sete vezes na vermelha-e-branca, tendo assinado inclusive a obra de 1997, o ano do único título da Viradouro no Grupo Especial. Além disso, tem dois sambas assinados na Mangueira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário