quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Zeca da Cuíca comemora 60 anos de carreira

Nascido na região Serrana do Rio de Janeiro, José de Oliveira, criado no morro de São Carlos, no Estácio, o músico Zeca da Cuíca, como ficou conhecido, teve com os mestres Ministro da Cuíca e Marçal genuíno talento e sua cuíca dolente que o transformaram em instrumentista referência do samba e da música popular, participando de inúmeras produções musicais, acompanhando artistas como Cartola, Ismael Silva, Baden Powell, Elza Soares, Nelson Cavaquinho, Rosinha de Valença, Dona Ivone Lara, Xangô da Mangueira, Martinho da Vila, Paulo Moura, João Bosco, Zeca Pagodinho, entre outros.
O amor pela cuíca rendeu a Zeca, que também foi fundador do grupo “Os originais do Samba”, Honra ao Mérito do Diário de Noticias em 1965, Estandarte de Ouro de 1982 na condição de Destaque Masculino pela Estácio de Sá, condecoração com a medalha Pedro Ernesto, em 2001. Reconhecido em 2007 pelo Ministério da Cultura juntamente com outros 60 bambas do samba carioca, como matrizes do samba, recebendo o título de Baluarte do Samba.
Entre outros “Zes”, famosos e anônimos, Zeca mereceu destaque na série "Zé do Brasil, no Canal Futura, documentário com entrevistas com os Zés que fazem parte da nossa História. Aos 75 anos de idade Zeca da Cuíca ganhará uma cinebiografia produzida pelo cineasta Leonardo Pirovano. O músico, que comemora seus 60 anos de carreira em plena atividade, foi a primeira personalidade do mundo do samba a receber no ultimo dia 14 de setembro de 2009 do produtor musical e diretor geral de carnaval e harmonia da Beija-flor de Nilópolis, o Laíla, o troféu e a homenagem pelos relevantes serviços prestados à música e ao samba brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário