quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Prefeitura anuncia construção do Condomínio do Samba

Finalmente as escolas do Acesso têm o que comemorar. Em reunião na Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, na noite desta terça-feira, 30, o secretário municipal de Esportes, Chiquinho da Mangueira - uma espécie de interlocutor da prefeitura em assuntos relacionados às escolas de samba - informou que, para o Carnaval 2010, todas as escolas dos grupos de Acesso terão 100% de aumento no valor da subvenção. O aumento contempla as agremiações filiadas à Associação e à Liga das Escolas de Samba do Acesso A (Lesga).
Mas as 14 escolas do antigo Grupo de Acesso B (atual Rio de Janeiro 1) têm mais um motivo para comemoração. Também na noite desta terça, foi apresentado aos dirigentes o pré-projeto para a construção do Condomínio do Samba, que será erguido no local conhecido como Carandiru, próximo à Rodoviária Novo Rio, e que já vem sendo utilizado, em condições precárias, por algumas escolas do grupo para preparação de alegorias.
- Na quinta-feira da semana passada, o prefeito me telefonou para dar as duas boas notícias. O Condomínio do Samba já estará em funcionamento para a preparação do desfile de 2011, mas pode ser que, antes do próximo Carnaval, as escolas que ocupam aquele espaço já possam contar com alguma melhoria. O novo espaço não será luxuoso, mas vai dar condições para que as escolas trabalhem com dignidade, com telhado decente para proteger as alegorias, banheiros e local para ateliê de fantasias - declarou o presidente da Associação, Walter Teixeira.
O dirigente acrescentou, ainda, que nos próximos dias a prefeitura deve decidir sobre a troca de dia de desfile das escolas do grupo Rio de Janeiro 1. A Associação pediu ao prefeito Eduardo Paes que as agremiações se apresentem na Marquês de Sapucaí na Sexta-Feira de Carnaval, dia que, há alguns anos, vem sendo ocupado pelas escolas mirins. Os desfiles do Grupo Rio de Janeiro 1 acontecem na Terça-Feira de Carnaval.
- Sei que o prefeito está pensando na possibilidade de troca com muito carinho. A decisão tem que ser anunciada antes da assinatura do nosso contrato com a prefeitura - concluiu.
A Lesga, segundo o presidente Reginaldo Gomes, também está reivindicando espaço no Condomínio do Samba para as escolas do Acesso A. Reginaldo explicou que o pedido para a construção do espaço foi feito apenas em nome da Associação, anteriormente à fundação da Lesga.
Com o aumento da subvenção, cada escola do Acesso A vai receber do município R$ 540 mil, enquanto as escolas do Rio de Janeiro 1 poderão trabalhar com uma verba de R$ 200 mil cada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário