sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Vídeo da semana - samba do Império da Tijuca 2010

União de Jacarepaguá apresenta novos intérpretes

A União de Jacarepaguá marcou para o ensaio deste domingo a apresentação oficial dos novos intérpretes da escola: Tiganá e Diego Nicolau. A dupla cantará, pela primeira vez para a comunidade, o samba-enredo da verde-e-branco para o próximo Carnaval, de autoria de Luiz Paulo, James Bernardes e Evaldo Jr, que é uma homenagem ao Retiro dos Artistas.
O ensaio da escola começa às 18h, com entrada franca, e show de passistas, casais de mestre-sala e porta-bandeira, ao som da bateria de mestre Marquinhos.
O enredo da União de Jacarepaguá é "Da morada da esperança ao grande palco dos sambistas, somos todos iguais nesta noite, somos todos artistas", que está sendo desenvolvido por ele, que também assina o carnaval da Beija-Flor, e por Junior Schall e Edson Pereira, que são carnavalescos da Unidos do Viradouro.
A quadra da escola fica na Estrada Intendente Magalhães, 445, no Campinho. Estrada Intendente Magalhães, 445, no Campinho.

O nosso blog se solidariza com o site "GALERIA DO SAMBA"

No mês de abril de 2008, entrou no ar uma das seções mais bem sucedidas do site Galeria do Samba, o FONOGRAMAS. A seção, que não tem qualquer fim comercial ou financeiro, destina-se apenas a divulgar e preservar sambas concorrentes de todas as escolas do Rio de Janeiro.
Desde sua estréia, a seção FONOGRAMAS tornou-se um enorme sucesso, com a participação e a visitação cotidiana de um grande número de visitantes, aí incluídos inúmeros compositores das obras divulgadas, que rapidamente habituaram-se a ceder suas obras para divulgação através do site. Em pouco mais de 18 meses no ar, os sambas concorrentes enviados para divulgação tiveram mais de 930.000 acessos.
Na última quinta-feira, dia 20 de outubro, a GALERIA DO SAMBA recebeu notificação do ECAD - Escritório Central de Arrecadação e Distribuição - sobre a necessidade de recolhimento dos valores referentes aos direitos autorais sobre a reprodução das obras armazenadas na seção FONOGRAMAS. Segundo informação de representante do ECAD, o processo de cobrança foi iniciado pela denúncia recebida de UM, apenas um, compositor, detentor dos direitos autorais de obra divulgada.

Com o objetivo de resguardar o site GALERIA DO SAMBA e preservar os direitos dos compositores, a divulgação dos sambas concorrentes está suspensa até que seja possível estabelecer as condições legais para a divulgação de arquivos de áudios na seção FONOGRAMAS.

Lamentamos que a iniciativa, sem qualquer interesse comercial, não seja compreendida por todos. Nosso objetivo é apenas proporcionar um canal, gratuito, para que os próprios compositores divulguem suas obras, normalmente conhecidas apenas pela comunidade de suas escolas de samba. Obras que, na maioria absoluta dos casos, serão definitivamente esquecidas ao final do processo de seleção do samba-enredo.

Lamentamos que a iniciativa esteja provisoriamente inviabilizada pela ação de uma única pessoa.

Perde a Galeria do Samba, com a paralisação de uma de suas mais festejadas seções; perdem os compositores, com menos um espaço para a divulgação de seus sambas concorrentes; perdem os visitantes, sem acesso a belos e significativos sambas de enredo.

Perdem todos, enfim.



... E nós não fomos convidados


No próximo mês de junho, a GALERIA DO SAMBA comemora nove anos de existência na grande rede. Depois de um começo despretensioso, como quase toda a Internet na época, o que era apenas lazer e informalidade, virou trabalho sério. Um compromisso. Compromisso "alimentado" pelo envolvimento, a cada dia maior, dos nossos colaboradores; pelo reconhecimento, cada vez mais significativo, das escolas de samba e dos sambistas; pelo feedback cotidiano de nossos visitantes. Foram mais de 1.500.000 visitantes, em 2008.
Somente nos últimos onze meses, desde as cinzas do carnaval 2008, publicamos quase 2.000 notícias sobre as escolas de samba de todos os grupos. Nossos visitantes tiveram acesso a mais de 600 galerias de fotos de eventos promovidos pelas escolas de samba. Quase 10.000 registros. Na seção FONOGRAMAS, destinada a divulgar e preservar sambas concorrentes, recebemos, com a colaboração dos visitantes, muitos deles os próprios compositores, mais de 400 sambas concorrentes para o carnaval 2009. Além disso, passamos a contar com dois espaços de opinião, o BOI COM ABÓBORA e a CAMA DE GATO, que ganharam respeito e lugar cativo nas rodas de conversa entre sambistas.
O surgimento dos sites especializados em carnaval, das listas de discussão e comunidades virtuais, preencheu uma grande lacuna. Num passado recente, ao fim de cada período carnavalesco, e durante a maior parte do ano, era inútil a busca por notícias e novidades sobre as escolas de samba. Hoje, as notícias são entregues, diariamente, desde as primeiras "mudanças de camisa", passando pela definição dos enredos, escolhas de samba e todos os preparativos para os desfiles. A GALERIA DO SAMBA teve e tem participação efetiva nessa mudança, inaugurou o processo que abraçou o carnaval como onda.
As próprias escolas de samba e suas Ligas entenderam a importância da espécie de "nova opinião pública carnavalesca" e, hoje, através de assessorias de imprensa mais bem estruturadas, têm os sites como fundamental canal de divulgação. Nada disso, entretanto, foi suficiente para alterar uma situação que impede nosso trabalho na Marquês de Sapucaí, durante os dias de folia. Uma contradição injustificável. Ora, como nos anos passados, no carnaval 2009, os sites especializados em carnaval estarão limitados à concentração da Marquês de Sapucaí.
Para que o leitor compreenda melhor, o credenciamento cedido aos sites, pela Comissão de Credenciamento, integrada por Riotur e LIESA, permite o acesso ao Sambódromo por intermédio dos portões da concentração, os mesmos pelos quais entram os componentes das escolas, e a circulação APENAS até a curva da avenida de desfiles. Além deste espaço, também é liberada a praça de alimentação e a sempre lotada sala de imprensa. Mas pára por aí. Nem um mísero metro de pista. Nenhuma foto. Declaração de algum carnavalesco ao final do desfile? Esqueça. Perceber a reação do público à passagem de cada escola, impossível.
O motivo, ao que se sabe, é uma cláusula do contrato entre a LIESA e a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão dos desfiles no Sambódromo, que garantiria também exclusividade na cobertura dos desfiles, via internet.
Fato é que por mais paradoxal que pareça, não é tão difícil conseguir uma credencial adequada. Qualquer jornal local desse país, de pequena tiragem, que deseje cobrir o carnaval, tem grande chance de conseguir. Natural e parte integrante do princípio de livre imprensa, claro. Mas esta é tarefa ainda mais fácil para rainhas, modelos, atores, atrizes, frutas de todas as estações, políticos e afins. Acompanhados de seus consortes e assessores, todos devidamente credenciados, desfilam sua graça pela pista de desfiles. Mas só no domingo e na segunda. Afinal, os outros dias dão pouco "ibope". Dois pesos, duas medidas.
Resta esperar. Esperar pelo fim da folia, quando o trabalho cotidiano dos sites especializados readquire sua importância e visibilidade. Esperar pelo bom senso dos gestores do carnaval carioca, públicos e privados. Esperar e torcer para que a nova mídia carnavalesca, representada pelos sites especializados, não se perca na insensibilidade de alguns poucos. É hora da união de jornalistas e órgãos de imprensa em prol de cobrança por direitos e respeito. Sim, infelizmente, não se têm respeitado, na hora H do espocar dos fogos, aqueles que são vitais, durante os 11 meses de luzes apagadas.

Enquanto isso, haja persistência... E paciência, muita paciência.

Mangueira contrata Ciganerey para seu time de puxadores

A Mangueira contratou esta semana mais um puxador para sua equipe: Ciganerey, ex-Paraíso do Tuiuti, é o novo cantor da escola.
Agora, os três tenores Luizito, Rixa e Zé Paulo terão a companhia de mais uma voz no carro de som, formando o "Quarteto fantástico" da verde-e-rosa, como eles estão sendo chamados na escola.
"Agora nosso time está completo! Antes tínhamos os Três Tenores, agora temos o Quarteto Fantástico!", disse o presidente Ivo Meirelles.
Os quatro vão defender na Avenida o samba "Mangueira é música do Brasil". Ciganerey chega dias depois de Luizito, Rixa e Zé Paulo colocarem voz no CD oficial das escolas de samba.
Ciganerey começou sua carreira no Engenho da Rainha, e já teve passagens pela Alegria da Zona Sul e pela Cabuçu. Mas marcou seu nome como puxador no Paraíso do Tuiuti, onde cantou no último carnaval. Depois, foi dispensando pela escola de São Cristóvão e tinha acertado com o Arranco.
Ciganerey será apresentado à comunidade já no ensaio deste sábado.
As informações são do blog Roda de Samba do Jornal Extra

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Vídeo da semana Bateria da Grande Rio com Mestre Odilon

Novos intérpretes para o Carnaval 2010 do Império Serrano são prata da casa

O Império Serrano decidiu apostar nos talentos que têm em casa para substituir Anderson Paz, que foi desligado da escola na última terça-feira. Bira Silva, André Moreno, Clemilson Silva, Jovaci e Arthur da Mocidade são os puxadores oficiais da escola da Serrinha para o carnaval 2010. Os quatros são experientes na função e estão na agremiação há alguns anos.
Os trabalhos para os novos intérpretes oficiais do Império Serrano já começam esta semana, antes mesmo do ensaio do próximo sábado. É que tem a gravação do samba-enredo para o CD do Grupo A, que está agendada na quadra da Estácio de Sá.
De acordo com Jorginho do Império, diretor de carnaval da verde-e-branca, os rapazes são uma aposta da escola para a folia do ano que vem.
- Vamos aproveitar os cantores da casa. Bira Silva, André Moreno, Clemilson Silva e Jovaci. Eles estão há vários anos no Império. Alguns deles cantaram comigo em 1996, quando eu ainda era o intérprete oficial - relembrou Jorginho.
A vice-presidente do Império Serrano, Raquel Valença, explicou a decisão da diretoria. Na opinião dela, a atitude foi a mais viável e correta para a agremiação, já que a chegada de um profissional de fora poderia prejudicar a gravação do samba-enredo.
- Para colocar um intérprete de fora agora seria complicado. Primeiro, porque estamos na semana da gravação. Se vem alguém novo, ele não conhece o samba da escola. Segundo, porque é complicado, já que o Império não tem patrono, tratamos de forma cordial, sem autoritarismo, os nossos profissionais. Mas essas estrelas do carnaval pensam que podem fazer o que quer. Então, é melhor manter a prata da casa. Vamos criar um coral, a 'Voz Imperiana', uma ideia inovadora. O Jovaci, um dos novos cantores, está há mais de 20 anos no Império Serrano - contou Rachel.
O enredo da escola é "João das Ruas do Rio", assinado por Rosa Magalhães.

Vila Isabel não venderá fantasias

Não haverá comercialização de fantasias na Vila Isabel mais uma vez. A decisão é do presidente da azul-e-branca, Wilson Vieira Alves, o Moisés. O objetivo é tentar ir para o desfile na Marquês de Sapucaí com um contingente mais homogêneo possível, com canto e evolução bem treinados durante os ensaios técnicos na quadra e na Avenida, sem pessoas que compram fantasias em alas comerciais, mas não cantam durante o desfile oficial. Apenas os componentes que comparecerem a esses treinos com assiduidade terão direito a desfilar na escola do bairro de Noel.
Serão 3.580 fantasias em alas para a comunidade. Com as roupas de pessoas que desfilam em carros alegóricos, esse número deve chegar a 4 mil.
- Nada de vendas. O ano em que comercializei fantasias na Vila Isabel foi um surto na minha vida. Não vou vender nada - afirmou Moisés.
Os amantes do carnaval que moram em outras cidades ou cariocas que não têm tempo para comparecer com freqüência aos ensaios técnicos, mas desejam desfilar, vão ter que esperar mais um pouco por uma alternativa que a comissão de carnaval da Vila Isabel está estudando.
- Vamos atender a algumas pessoas que querem comprar fantasia e colaborar com a escola. Ainda vou estudar uma solução. A comissão de carnaval também está atenta a isso - contou o dirigente.
Sobre os protótipos, ainda não se sabe se haverá festa para exibição das fantasias, que já estão sendo reproduzidas no ateliê da agremiação.
- Poucas escolas estão mostrando seus protótipos este ano. Então, porque vou ficar mostrando as minhas? Ano passado, um dos meus carnavalescos pediu para não mostrar, e eu o atendi. Este ano, eu ainda não decidi como vai ser - disse Moisés.
As fantasias da Vila Isabel, de acordo com o presidente, assim como o desfile, serão de alto padrão. O azul e branco, as cores da escola, estarão presentes com força em 2010.
- Muito azul e branco e plumas nas fantasias. Será um desfile tradicional e emocionante, com alto padrão de qualidade, como a Vila Isabel vem desfilando nos últimos anos - prometeu.
O enredo da agremiação é "Noël: A Presença do Poeta da Vila", assinado pelo carnavalesco Alex de Souza.
Dirigente acompanhará gravação do samba-enredo de perto
A gravação da faixa do samba-enredo da Vila Isabel do último carnaval não agradou à presidência da Vila. Nem André Diniz, um dos compositores da obra, ficou satisfeito. Para evitar que isso se repita com o samba que leva a assinatura de Martinho da Vila, Moisés acompanhará todos os processos de gravação da faixa da azul-e-branca.
- Vou estar na mixagem e na gravação, acompanhando tudo de perto, pessoalmente. Nada pode desaparecer, como aconteceu no ano passado, quando a escola levou até coro e não entrou na gravação. Tinha batida que também não apareceu. A gravação de 2009 ficou totalmente diferente do que foi feito no estúdio - garantiu.
Na opinião dele, uma má gravação prejudica a escola no julgamento do júri do quesito Samba-enredo durante o desfile oficial, como conta:
- Claro que prejudica na hora das notas. O jurados acabam levando as referências do CD para o julgamento.

Anderson Paz acerta com a Paraíso do Tuiuti

Anderson Paz não ficou uma semana sem escola. O cantor que foi dispensado na terça-feira do Império Serrano, acertou na tarde desta quinta-feira a sua ida para a Paraíso do Tuiuti.
Na agremiação de São Cristóvão, Anderson Paz vai ocupar a vaga de Serginho Gama, que foi dispensado da escola.
O novo contratado da Paraíso do Tuiuti grava a faixa do samba na escola na tarde desta sexta-feira na quadra da Estácio.
O enredo do Paraíso do Tuiuti para 2010 é "Eneida, o Pierrôt está de volta!", uma reedição que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Eduardo Gonçalves.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Império pode optar por prata da casa para novo intérprete

Depois de ter anunciado, na noite desta terça-feira, a dispensa do cantor Anderson Paz, a diretoria do Império Serrano deve anunciar ainda esta semana no nome do dono da nova voz oficial da escola. Umas das possibilidades é que é o substituto de Anderson seja alguma cria da própria verde-e-branco. A volta de Nêgo, que está sem escola e que foi dispensado pelo Império após o desfile deste ano, segundo pessoas ligadas à diretoria, estaria descartada, pelo menos a princípio.
O Império Serrano, que escolheu, na última segunda-feira, o samba que cantará na Avenida em 2010, não pode protelar muito a escolha do novo cantor, já que o escolhido terá que entrar em estúdio na próxima semana para colocar voz na faixa do Império no CD das escolas do Grupo de Acesso A.
A dispensa de Anderson Paz aconteceu porque o cantor não compareceu a alguns eventos que aconteceram na quadra da agremiação.

Segundo o site :tudo de samba

Anderson Paz não é mais a voz oficial do Império Serrano

Esta noite, a direção do Império Serrano e o intérprete Anderson Paz se encontraram no barracão da escola, situado na Zona Portuária.
Em comum acordo, eles decidiram que o melhor para a verde-e-branca da Serrinha, no momento, é a substituição da voz oficial da agremiação, em razão de projetos pessoais e profissionais de Anderson.
A diretoria do Império Serrano ainda não tem um novo nome para anunciar, comunica também que cuidará do assunto com a cautela e a seriedade necessárias e deseja ao sambista sorte e sucesso, além de agradecer por sua dedicação de até então.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Renato Lage na Mocidade

Renato Lage (foto) está de volta a Mocidade. O atual carnavalesco da Salgueiro que deixou sua marca na agremiação de Padre Miguel desfilará como destaque no próximo desfile da escola que falará sobre o paraíso.
Renato disse sim ao convite feito pelo carnavalesco Cid Carvalho e desfilará como destaque no alto da alegoria que homenageia os grandes carnavalescos que tiveram passagem pela agremiação, como Arlindo Rodrigues e Fernando Pinto.
Além da Mocidade, Ranato Lage também será homenageado pela Acadêmicos do Grande Rio, que falará em 2010 sobre os 25 anos da Passarela do Samba.

domingo, 18 de outubro de 2009

Celino Dias é dispensado da Santa Cruz e substituido por Igor Vianna

Igor Vianna (foto) é o novo intérprete da Acadêmicos de Santa Cruz. Ele o ocupará a vaga do cantor Celino Dias, que foi dispensado da escola, esta semana.
Igor Vianna, é filho de Ney Vianna, intérprete que fez história na Mocidade Independente. Além de intérprete da Santa Cruz, Igor Vianna faz parte do carro de som da Portela e desfilará na terça-feira de Carnaval como cantor oficial da União de Jacarepaguá.
A apresentação de Igor Vianna como novo intérprete da escola aconteceu, durante a final de samba-enredo na quadra.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Rildo Seixas fora da Viradouro

Alegando problemas de ordem pessoal, o empresário Rildo Seixas (foto), que integrava as comissões de carnaval e de harmonia da Unidos do Viradouro, se desligou da escola. Ele entregou carta informando seu afastamento na manhã desta quarta-feira, 14, no barracão da agremiação, na Cidade do Samba.
Rildo estava na escola há alguns anos e foi convidado, após o desfile do último Carnaval, a fazer parte da equipe montada para a preparação do espetáculo da vermelho-e-branco em 2010. Kiko Ferreira e Saulo Tinoco são os outros responsáveis pela harmonia e pela comissão de carnaval da vermelho-e-branco de Niterói.

Porto da Pedra confirma Valesca Santos no posto de rainha de bateria

A direção da Unidos do Porto da Pedra decidiu, na noite de terça-feira, 13, a permanência da rainha de bateria Valesca Santos para o Carnaval 2010.
A decisão foi tomada após visita da cantora ao barracão da agremiação, na Cidade do Samba. Em reunião com o presidente da escola, Uberlan de Oliveira, Valesca afirmou que sua ausência na final do samba da escola ocorreu devido a contratos de shows previamentes agendados.
A rainha garantiu presença constante nos eventos de quadra e a primeira visita será realizada no próximo dia 23/10. No dia 06 de novembro, data marcada para a final do concurso musa da comunidade, a Porto da Pedra realizará uma grande festa em homenagem ao reinado da loira, musa do funk.

Flor da Mina do Andaraí tem nova rainha de bateria

A modelo Luana Herdy (foto) é a nova rainha de bateria da Flor da Mina do Andaraí. Cria da comunidade, Luana fará sua estreia à frente de uma bateria.
Depois de ter passado por escolas como o Salgueiro e a Vila Isabel, Luana diz que a emoção agora é diferente.
"Estou muito feliz e emocionada. Nasci e fui criada na comunidade da Flor da Mina. Este ano veio o convite para ser rainha, e não tinha como recusar. Apesar de ter desfilado em outras agremiações, desta vez a emoção será muito grande".
A apresentação oficial de Luana a comunidade acontece no próximo dia 23 de outubro, na quadra da escola, que fica na Rua Equador, 310, no Santo Cristo.
A Flor da Mina desfilará o enredo 'Vela', no Grupo Rio de Janeiro, antigo Grupo B, na Marquês de Sapucaí, na terça-feira de Carnaval.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Os Botecos e a Estácio

O bairro do Estácio, berço do Samba, será palco, a partir de terça-feira, de um projeto inovador, no qual duas das maiores paixões do carioca estarão juntas: o samba de raiz e a culinária de botequim. Os shows serão quinzenais com atrações especiais. A série abrirá com o compositor Monarco.
A quadra da Estácio de Sá vai abrigar os botequins Petit Paulette, Enchendo Lingüiça, Cachambeer e Original do Brás com o melhor de seus cardápios especialmente para o evento. Sem esquecer da cerveja muito gelada. O som vai ficar por conta do compositor Monarco, Família Diniz, músicos liderados por Filipe Sete Cordas e o DJ André Santos (especializado em música brasileira).
No cardápio, os pratos premiados dos botequins como o Croquelete, do Petit Paulette, a Picanha de sol a Cebolada com manteiga de garrafa, do Cachambeer, a lingüiça Croc , do Enchendo Lingüiça e Alcatra suína, do Original do Brás.
Serviço
Os Botecos e a Estácio - 20 de outubro, rua Salvador de Sá, 206/208 - Estácio.
Início 19h /Ingresso: R$15,00.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Giselle Itié não aceita ser rainha, mas pode desfilar na Viradouro

Convidada pela Unidos do Viradouro para ocupar o posto que já pertenceu à bela Juliana Paes, a também atriz Giselle Itié (foto) não aceitou o convite da escola para estrear como rainha de bateria no Carnaval de 2010, quando a escola de Niterói estará homenagenado o México, país onde a morena nasceu.
Giselle sentiu-se lisonjeada e orgulhosa com o convite, mas alegou que o excesso de compromissos profissionais - ela é a protagonista da novela "Bela, a feia", da TV Record, não permitiria que ela se dedicasse aos compromissos com a escola. Há possibilidade de que ela esteja na Sapucaí com a escola, mas não como rainha.

Alegria da Zona Sul escolhe samba neste sábado com show de Dicró

A Alegria da Zona Sul escolhe neste sábado, 10, o seu samba-enredo para o próximo Carnaval. A finalíssima será realizada a partir das 22h, na quadra da agremiação. Apenas duas parcerias participam da grande final.
A noite será aberta pela bateria Pura Alegria dos Mestres Tabaco e Claudinho Tuiutí e na voz do intérprete Edmilton Di Bem. Passistas, baianas, velha-guarda e os casais de mestre-sala e porta-bandeira Feliciano e Naninha, Rodrigo e Cassiane e toda a diretoria garantem uma noite de muita festa.
Além da apresentação dos dois sambas finalistas, o show de Dicró (foto) será um dos pontos altos da noite, onde o bem-humorado cantor irá relembrar os seus maiores sucessos e mais as piadas que não podem faltar no seu repertório.

A quadra da escola fica na Estrada do Cantagalo, 176 - Copacabana. A entrada é franca.

Confira a relação dos sambas finalistas:

Samba 02- Wanderlei, Cleber, Armandinho, Silvão e F. Pinto;

Samba 06- Luiz Chaveiro, Valtinho da Ladeira, Di Pereira, Rafael e Marcelo da Estrada

Prefeitura cancelou licitação para o Carnaval

O prefeito Eduardo Paes anunciou nesta quarta-feira que, devido às exigências do Tribunal de Contas do Município para que fossem feitas alterações no edital não haveria tempo de realizar a licitação para escolher a empresa que ficaria responsável, já no Carnaval 2010, pela organização dos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. Com a decisão, a Liga Independente das Escolas de Samba continuará responsável por toda a infraestrutura da Passarela do Samba. O anúncio não surpreendeu os presidentes das agremiações. A LIESA já havia informado, no início do mês passado, aos representantes das escolas do Grupo Especial que a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas na disputa, que estava marcada para esta sexta, 10, não iria acontecer. Ao comunicar a notícia aos dirigentes, na sede da entidade, a diretoria da LIESA aproveitou para pedir sigilo em torno do assunto.
O cancelamento da licitação está publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, assim como o novo edital, para o Carnaval de 2011, do qual fazem parte as modificações pedidas pelo TCM.
O primeiro edital que previa concorrência para serviços controlados pela LIESA como som, segurança, iluminação até a venda de ingressos para os espetáculos do Sambódromo foi enviado pela prefeitura no dia 27 de agosto e devolvido à administração municipal pelo Tribunal, com algumas exigências, no dia 9 de setembro.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Final de samba do Acadêmicos do Cubango será nesta sexta-feira

Três parcerias foram classificadas para participar da final de samba de enredo do Acadêmicos do Cubango. A escolha do hino oficial da verde-e-branco será nesta sexta-feira, dia 09 de outubro no Tio Sam Esporte Clube. Na semifinal, a parceria de Gegê Fernandes, Délio, Marco Moreno, Pavão,Maninho da Cuíca e Táta da Yara foi eliminada da disputa.
O evento começará às 22 horas, com show do Grupo Trevo da Paz e a apresentação do Cubango Samba Show, com a presença dos segmentos da escola e do intérprete da agremiação, Tiãozinho Cruz.
Logo após as parcerias finalistas apresentarão suas obras concorrentes com a bateria Folgada da Cubango comandada por Mestre Jonas.
Milton Cunha, carnavalesco da escola, está animado com os sambas finalistas, e declara quais as principais características que deve ter o samba campeão para o enredo "Os loucos da praia chamada saudade":
"Com o sol nascendo, o samba tem que ser fácil, rápido, tocante no coração, mas também que não se esqueça de contar o enredo, já que os carros alegóricos vão passar, as pessoas vão ter olhar e entender a história. O samba vai ter que mesclar um pouco de didática com facilidade, alegria e impulso. Então quero que vença o que conseguir ser rápido, fácil alegre, mas também que conte o enredo", disse.
O Acadêmicos do Cubango será a última escola a desfilar no sábado de Carnaval pelo Grupo de Acesso A.
O Esporte Clube Tio Sam, local da final de samba, fica na Rua Benjamin Constant, 562, no Barreto, em Niterói.

Os ingressos para a finalíssima custam R$ 5,00 para as mulheres e R$ 10, 00 homens.

Abaixo a relação das parcerias finalistas:

1 - - Totonho, Derê, André Malheiros, Regina, Cabral, Angélica e Emerson;

2- Renan Gêmeo, Fernando Johara, Rodrigo, Pedrão, Mosquito e Cristiano;

3 - Sardinha, Carlinhos da Penha, Junior Duarte, Diego Nicolau, Dílson Marimba e Raphael Prates.

Sambódromo pode ganhar três arquibancadas no lugar do Setor 2

O Sambódromo poderá perder todo o setor dois, de camarotes verticais, para ganhar três conjuntos de novas arquibancadas semelhantes às dos setores ímpares da Avenida.
Para viabilizar a reforma da Passarela do Samba, que é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), prefeitura e estado costuram uma negociação com a cervejaria Ambev, que arcaria com os custos da modificação em troca da flexibilização da legislação urbanística do terreno onde fica o prédio da Brahma.
Segundo o secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Dias, as negociações que já duram alguns meses, deverão ser agilizadas em função da escolha do Rio como sede das Olimpíadas de 2016. O Sambódromo será uma das instalações esportivas dos Jogos, recebendo as provas de arco e flecha, além de sediar o início e o fim da maratona olímpica.
No mapa das instalações olímpicas, que aparece em filme produzido para a candidatura da cidade e pode ser visto no You Tube, o Sambódromo já aparece com o setor dois substituído pelas novas arquibancadas.
Com as modificações, a Passarela do Samba passaria a ter 13 setores. Além de aumentar o espaço para o público, a demolição do setor dois permitiria uma melhor visão do desfile para quem ficar no setor quatro, permitindo a visualização de toda a avenida. Hoje, esse setor é prejudicado pela posição dos camarotes, permitindo total visão da Avenida apenas quando as escolas de samba já estão na metade do desfile.
As informações são do Jornal Extra

Viradouro quer Giselle Itié como rainha de bateria

Giselle Itié, que está no ar como a desengonçada Bela, da novela "Bela, a feia", da TV Record, pode ser a nova rainha de bateria da Unidos do Viradouro. Pessoas ligadas ao presidente Marco Lira informam que a atriz já foi informada da intenção da escola em tê-la à frente dos ritmistas de mestre Jorjão no desfile de 2010.
Além da beleza da protagonista da novela da Record, o fato de Giselle ter nascido no México - país que será o tema do desfile da vermelho-e-branco - pesou para que Marco Lira pensasse nela para ocupar o posto que até 2008 foi da também atriz Juliana Paes. No desfile deste ano, a rainha de bateria da escola foi Juliane Almeida, que venceu um concurso promovido pela agremiação. Nos próximos dias, Lira deve se reunir com Giselle.
Um nome que chegou a ser cogitado foi o da apresentadora Luciana Gimenez, da Rede TV!, mas o convite nem chegou a ser formalizado pelo presidente.

Definida ordem de apresentação de Rei Momo e Rainha do Carnaval para 2010

Na tarde desta terça-feira, a Riotur realizou, em um restaurante, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o sorteio da ordem de apresentação do concurso de Rei Momo, Rainha e Princesa do Carnaval de 2010, que acontece nesta sexta-feira, na Cidade do Samba, a partir das 20h. O evento é gratuito e terá show do cantor Gustavo Lins.
O primeiro colocado fica com o título de "Rei Momo 1º e Único do Carnaval 2010", uma coroa, uma faixa, um cetro e mais a quantia de R$ 12.000 (doze mil reais. O segundo colocado leva R$ 1.500 e o terceiro, R$ 1.000. A vencedora do concurso de Rainha do Carnaval recebe o cetro e a coroa, mais R$ 12 mil. A segunda e a terceira colocadas ficam com o título de Princesas e integram a Corte Real do Carnaval, recebendo de prêmio R$ 9 mil e R$ 8 mil, respectivamente.

Confira a ordem de apresentação para Rei Momo

Jorge da Silva Coutinho
Milton Rodrigues da Silva Junior
Amenon Teixeira Silva
Alexandre Pereira da Rocha
Alexandre da Silva e Silva
Marco Luiz da Silva
Wagner de Freitas
Jair José Pereira Ribeiro

Ordem de apresentação da Rainha de Carnaval

Verônica Silva de Oliveira
Suellen Ferreira Pinto
Shayene Cesário Vieira
Suzan Maria Souza Gonçalves (Suca)
Cibele Santos Monteiro
Daniella Conceição Moraes
Talita Martins Del Castilhos
Ludmila de Oliveira Barros
Evelyn Pereira Meirelles
Jacqueline de Jesus

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Estácio escolhe samba neste sexta-feira


Sexta-feira decisiva na quadra da Estácio de Sá. A agremiação vermelha-e-branca do Morro de São Carlos escolhe seu samba-enredo para o Carnaval 2010.

Quatro parcerias participam da final, que terá inicio às 22h.

O enredo da Estácio para 2010 é "Deixa falar. A Estácio é isso ai! Eu visto esse manto e vou por ai", que está sendo desenvolvido pelos carnavalescos Chico Spinosa e Gebran Smera

A quadra da escola fica na Avenida Salvador de Sá, 206, na Cidade Nova

Confira a relação das parcerias finalistas:

1 - Ricardo Mendes, Jacy Inspiração, Claudinho do Cavaco, Romário, Armando Alves;

2 - Magrão, Betinho Santana, Luis Fernando, Sylvio, Silvano;

3 - Alexandre Naval, Rildo Guedes, Magú, Bacalhau, Baú;

4 - Gusttavo Clarão, Thiago Daniel, Da Latinha, Igor, Claudinho Vagareza.

domingo, 4 de outubro de 2009

Martinho da Vila ganhar disputa de samba

A Unidos de Vila Isabel definiu na madrugada deste domingo seu samba-enredo para o carnaval 2010. Confirmando seu favoritismo, surgido antes mesmo do início da disputa, Martinho da Vila teve seu samba declarado vencedor.
Depois de muito tempo, Martinho esteve na escola e apresentou seu samba, apoiado pelo intérprete Wantuir.
O enredo da Vila é "Noel, a presença do Poeta da Vila", desenvolvido pelo carnavalesco Alex de Souza.

Confira a letra do samba vencedor:

Se um dia na orgia me chamassem
Com saudades perguntassem
Por onde anda Noel?
Com toda minha fé responderia
Vaga na noite e no dia
Vive na terra e no céu
Seu sambas muito curti
Com a cabeça ao léu
Sua presença senti
No ar de Vila Isabel
Com o sedutor não bebi
Nem fui com ele ao bordel
Mas sei que está presente
Com a gente nesse laurel

Veio ao planeta com os auspícios de um cometa
Naquele ano da revolta da chibata
A sua vida foi de notas musicais
Seus lindos sambas animavam carnavais
Brincava em blocos com boêmios e mulatas
Subia morros sem preconceito sociais

Foi um grande chororô
Quando o gênio descansou
Todo o samba lamentou ô ô ô
Que enorme dissabor
Foi-se o nosso professor
A Lindaura soluçou
E a dama do cabaré não dançou
Fez a passagem pro espaço sideral
Mas está vivo neste nosso carnaval
Também presentes Cartola
E o Bando dos Tangarás
Lamartine, Ismael, Aracy e outros mais
E a fantasia que se usa
Pra sambar com o menestrel

Tem a energia da nossa Vila Isabel

sábado, 3 de outubro de 2009

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Festa de bateria na Renascer

No próximo sábado 3, a partir das 14 horas, acontece a 6ª festa da bateria do G.R.E.S. Renascer de Jacarepaguá, onde vai rolar pagode com o grupo Senzala e convidados além da bateria Show da Renascer, acompanhada da ala de passistas.
A entrada custa, antecipadamente, R$ 5,00, que pode ser adquirida até a próxima sexta-feira, dia 2, na quadra da escola, na hora, o convite custará R$ 10,00. O churrasco é liberado e o endereço é Avenida Nelson Cardoso, 82, Largo do Tanque, em Jacarepaguá.
"Estou feliz por mais uma vez fazer essa confraternização, que com certeza é um grande encontro de sambistas e sempre receber com carinho todos os ritmistas das escolas de samba nesta festa", disse mestre Paulão.
Lembrando que, no Carnaval de 2010, o G.R.E.S. Renascer de Jacarepaguá será a 6ª escola a desfilar pelo Grupo de Acesso, dia 13, com o enredo "Aquaticópolis", que é desenvolvido pelos carnavalescos Paulo Barros e Wagner Gonçalves.

Nova contrataçao no Acadêmicos do Dendê

Depois de muita reunião, foi confirmada como presidente da ala de passista do GRES ACADÊMICOS DO DENDÊ DA ILHA DO GOVERNADOR, “tia Denide”, uma profissional de tarimba, que tem em seu currículo vários prêmios SAMBA NET, pelo Acadêmicos do Cubango.
Tia Denide, diz estar muito confiante na sua ida para o Dendê. Também esteve acompanhando o carnavalesco Almir Jhunior em seus trabalhos anteriores, onde ingressou no Acadêmicos do Sossego em 2007.
Para o carnaval de 2010, deixa o Acadêmicos do Sossego e volta a trabalhar com o seu amigo no Acadêmicos do Dendê da Ilha do Governador, dividindo-se entre o Cubango e o Dendê.

Unidos da Vila Kennedy apresentou com festa os protótipos das fantasias para o carnaval 2010

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Vila Kennedy que atualmente desfila pelo Grupo Rio de Janeiro II fez festa na noite do último domingo (27) para apresentar os protótipos de suas fantasias para o carnaval 2010.
O evento lotou a quadra da agremiação e contou com a presença de representantes de agremiações co-irmãs. Ao todo foram apresentadas 19 fantasias idealizadas pelo carnavalesco Cláudio Fontes para compor o enredo “Dos ciclos da borracha, às rodas da vida, a Vila Kennedy te convida".
Todas as fantasias serão doadas e as alas já estão lotadas, porém, para garantir a vaga, os componentes deverão participar de todos os ensaios técnicos de quadra e de rua. A vermelho e branco da Zona Oeste levará um contingente de 800 componentes para a Intendente Magalhães no domingo de carnaval.




















Imperatriz participa da disputa de samba do Boi da Ilha neste sábado

A Imperatriz Leopoldinense agitará, no próximo sábado, dia 03, a partir das 19h, mais uma eliminatória de samba do Boi da Ilha do Governador.
A verde-e-branca de Ramos, de inesquecíveis sambas-enredo como "Liberdade, liberdade! Abra as asas sobre nós" (1989), "O teu cabelo não nega (1981)" e "Martim Cererê" (1972), será representada na quadra do Boi por intérpretes, bateria, casal de mestre-sala e porta-bandeira e passistas.
Após a apresentação da agremiação convidada, a agremiação dará continuidade ao concurso que definirá a trilha sonora da escola insulana para o Carnaval 2010, quando levará para a Avenida, na terça-feira, o enredo "Do sagrado ao profano... E o Boi, quem diria, foi parar na Freguesia", de autoria do carnavalesco Sandro Carvalho. A disputa conta com cinco parcerias, das quais uma, na ocasião, será eliminada.
O ensaio do Boi da Ilha, contará também com a bateria nota dez de Mestre Felício, o intérprete Marquinhus do Banjo e o casal de mestre-sala e porta-bandeira Douglas Valle e Priscila Costa (foto), será realizado no Deck 303, situado na Praia da Guanabara, 303, Freguesia. A entrada para curtir o samba custa R$ 2. Censura livre.

Veja a relação de compositores participantes da disputa de samba do Boi da Ilha:

Samba 02 - Rafael Mikaiá, Rico, Rodrigo Cordeiro e Daniel Barbosa;

Samba 03 - Ginho, Professor, Marquinhos Silva, Victor e Mauricio Miranda;

Samba 07 - Tino Ayres, Tote, Gabriel e Joca;

Samba 08 - Thiago Costa, Paulo Marques e Renato Costa;

Samba 09 - Aloísio Villar, Barbieri, Cadinho da Ilha e Carlinhos Fuzil.

Prefeitura anuncia construção do Condomínio do Samba

Finalmente as escolas do Acesso têm o que comemorar. Em reunião na Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, na noite desta terça-feira, 30, o secretário municipal de Esportes, Chiquinho da Mangueira - uma espécie de interlocutor da prefeitura em assuntos relacionados às escolas de samba - informou que, para o Carnaval 2010, todas as escolas dos grupos de Acesso terão 100% de aumento no valor da subvenção. O aumento contempla as agremiações filiadas à Associação e à Liga das Escolas de Samba do Acesso A (Lesga).
Mas as 14 escolas do antigo Grupo de Acesso B (atual Rio de Janeiro 1) têm mais um motivo para comemoração. Também na noite desta terça, foi apresentado aos dirigentes o pré-projeto para a construção do Condomínio do Samba, que será erguido no local conhecido como Carandiru, próximo à Rodoviária Novo Rio, e que já vem sendo utilizado, em condições precárias, por algumas escolas do grupo para preparação de alegorias.
- Na quinta-feira da semana passada, o prefeito me telefonou para dar as duas boas notícias. O Condomínio do Samba já estará em funcionamento para a preparação do desfile de 2011, mas pode ser que, antes do próximo Carnaval, as escolas que ocupam aquele espaço já possam contar com alguma melhoria. O novo espaço não será luxuoso, mas vai dar condições para que as escolas trabalhem com dignidade, com telhado decente para proteger as alegorias, banheiros e local para ateliê de fantasias - declarou o presidente da Associação, Walter Teixeira.
O dirigente acrescentou, ainda, que nos próximos dias a prefeitura deve decidir sobre a troca de dia de desfile das escolas do grupo Rio de Janeiro 1. A Associação pediu ao prefeito Eduardo Paes que as agremiações se apresentem na Marquês de Sapucaí na Sexta-Feira de Carnaval, dia que, há alguns anos, vem sendo ocupado pelas escolas mirins. Os desfiles do Grupo Rio de Janeiro 1 acontecem na Terça-Feira de Carnaval.
- Sei que o prefeito está pensando na possibilidade de troca com muito carinho. A decisão tem que ser anunciada antes da assinatura do nosso contrato com a prefeitura - concluiu.
A Lesga, segundo o presidente Reginaldo Gomes, também está reivindicando espaço no Condomínio do Samba para as escolas do Acesso A. Reginaldo explicou que o pedido para a construção do espaço foi feito apenas em nome da Associação, anteriormente à fundação da Lesga.
Com o aumento da subvenção, cada escola do Acesso A vai receber do município R$ 540 mil, enquanto as escolas do Rio de Janeiro 1 poderão trabalhar com uma verba de R$ 200 mil cada.

Mestre-sala da Unidos da Tijuca é acusado de agredir porta-bandeira

O mestre-sala da Unidos da Tijuca, Marquinhos (foto), está sendo acusado pela segunda porta-bandeira da escola, Thayanne Loureiro, de agressão.
Eles se desentenderam no ensaio de sábado passado, na quadra da azul-e-amarelo, no Clube dos Portuários, e Marquinhos teria agredido Thayanne. Ela prestou queixa na Delegacia da Mulher, no Centro, e fez exame de corpo de delito.
A informação é da coluna Roda de Samba do Jornal Extra, da edição desta quinta-feira.

Alegria da Zona Sul: sambas finalistas serão apresentados na Orla de Copacabana

A Alegria da Zona Sul leva domingo, 04, para a Orla de Copacabana, os seus sambas finalistas para o próximo Carnaval. Os obras serão apresentadas na Avenida Atlântica.
No último domingo, durante a semifinal, a escola cortou dois sambas, o da parceria de Léo Lobo, Wagner Henrique, Nerinho, Marcinho Keleque e Rodney Cheto; e da parceria de Fio, Pato Roco, Moura, Expedito e Diogo.
A escola levará dois sambas para a final, que será no dia 10 de outubro.
Mas antes, para testar os sambas com a comunidade da Alegria, nada melhor do que levá-los para a praia de Copacabana.
Com concentração marcada às 16 h, em frente ao Posto 05, o público vai poder conferir, além da apresentação dos sambas finalistas, o ensaio em plena Avenida Atlântica da agremiação com os casais de mestre-sala e porta-bandeira Feliciano e Naninha, Rodrigo e Cassiane; baianas, passistas e todos os segmentos da escola ao som da bateria Pura Alegria dos Mestres Tabaco e Claudinho Tuiuti, e na voz do intérprete Edmilton Di Bem.

As parcerias finalistas são:

Samba 02- Wanderlei, Cleber, Armandinho, Silvão e F. Pinto;

Samba 06- Luiz Chaveiro, Valtinho da Ladeira, Di Pereira, Rafael e Marcelo da Estrada